History
Icon-add-to-playlist Icon-download Icon-drawer-up
Share this ... ×
...
By ...
Embed:
Embedded player size:
Embedded player preview:
Rss
Minuto Saúde's Podcast
Give it a listen!
Category: Health
Location:
Followers (1)
Currently following. Unfollow
Image_nophoto
by Minuto Saúde
x
take it with you
Iphone5s_trans go mobile with PodOmatic's new iPhone app.
don't have an iPhone? no problem »
x
loading results... Loader
loading results... Loader
x
No results found.
January 06, 2013 05:39 PM PST

A perda de audição surge, muitas vezes, como uma consequência “natural”, associada ao envelhecimento, mas o ruído é o principal causador de perda auditiva nos jovens e adultos portugueses. A QUERCUS divulgou recentemente que apenas 68 dos 308 municípios em Portugal cumprem os limites de ruído, por isso, proteja os seus ouvidos!
• Limite o tempo de exposição ao ruído
• Não ultrapasse metade do volume dos auscultadores, rádio ou televisão
• Utilize protetores quando estiver exposto a níveis elevados de ruído
• Se notar uma mudança na sua audição, consulte de imediato um especialista

Dr. Pedro Paiva – Audiologista

January 06, 2013 05:35 PM PST

A utilização de auscultares faz mal à nossa audição? Sim, em especial se utilizarmos os auscultadores de forma incorreta e frequente.
Existem vários truques que podem ser adotados para minimizar o impacto da utilização de MP3 na audição. Não ultrapassar metade da capacidade do volume do aparelho e não utilizar os dois auscultadores em simultâneo, alternando os ouvidos, são gestos simples mas bastante eficazes.
Para os mais jovens, que utilizam os leitores de música várias horas por dia, é essencial que não ultrapassem os 50 dB e que alternem períodos de exposição ao ruído com períodos de descanso.

Dr. Pedro Paiva – Audiologista

January 06, 2013 05:32 PM PST

Até quantos decibéis podemos ouvir em segurança? De acordo com os estudos mais recentes, não devemos expor-nos a qualquer ruído acima dos 85 decibéis. Ruído acima deste valor é prejudicial à nossa saúde auditiva, com consequências irreversíveis.
A perda auditiva causada por trauma acústico apenas é recuperada com a utilização de aparelhos auditivos.
Por exemplo, um concerto de rock pode emitir ruído acima dos 120 dB, o volume máximo dos leitores de música portáteis cerca de 100 dB e uma conversa entre amigos pode gerar ruído de aproximadamente 60 dB.

Dr. Pedro Paiva – Audiologista

January 06, 2013 05:30 PM PST

Quando falamos de higiene auditiva, o maior erro é achar que um ouvido limpo é um ouvido sem cera e, para tal, recorrer à utilização de cotonetes. Utilizar cotonetes para “limpar” os ouvidos é uma agressão que pode não só prejudicar a audição, como até mesmo comprometer o próprio sistema auditivo.
Os cotonetes, mais do que limpar, empurram a cera para dentro do ouvido, ficando agarrada ao tímpano e prejudicando a audição. Os cotonetes devem ser utilizados apenas para limpar a parte exterior do ouvido.

Dr. Pedro Paiva – Audiologista

January 06, 2013 05:28 PM PST

A cera nos ouvidos é prejudicial à nossa audição?

Considerado um incómodo e até falta de higiene pela maioria das pessoas, o cerúmen, nome técnico da cera produzida pelos ouvidos, é fundamental para manter a saúde do nosso sistema auditivo.
A cera é uma proteção natural dos nossos ouvidos. Para além de lubrificante e de impedir a entrada de bactérias, fungos e insetos no canal auditivo, a cera é também essencial à limpeza do sistema auditivo, é expelida pelo canal auditivo e, no seu caminho para fora do ouvido, leva consigo todas as impurezas (pó e partículas, por exemplo) que o ouvido possa ter.

Dr. Pedro Paiva – Audiologista

January 01, 2013 02:41 PM PST

Não existe um tratamento específico para o vírus HPV em si. O que existe é tratamento das doenças que o vírus provoca.
O tratamento das verrugas genitais, provocadas pelos HPV de baixo risco, podem ser tratadas com medicamentos prescritos pelo médico ou com uma pequena cirurgia.
O cancro do colo do útero, provocado pelos HPV de alto risco, é facilmente tratável se a mulher fizer o rastreio e este for detectado nas fases iniciais. O cancro avançado pode necessitar de cirurgia e de outros tratamentos mais complicados.

Dra. Inês Campos Matos – Médica Interna de Saúde Pública

December 30, 2012 07:02 PM PST

Onde posso tomar a vacina contra o HPV?

A vacina contra o HPV está disponível para as raparigas de 13 anos. Esta faz parte do programa nacional de vacinação e é dada de forma gratuita nos centros de saúde a todas as raparigas destas idades em Portugal.
Quem estiver interessada em tomar a vacina, mesmo sendo mais velha, pode consultar o seu médico de família. No entanto, para as mulheres mais velhas, a vacina tem de ser comprada numa farmácia e tem um custo elevado, cerca de 200 euros por dose. Para as raparigas de 13 anos é gratuita.

Dra. Inês Campos Matos – Médica Interna de Saúde Pública

December 30, 2012 06:52 PM PST

Quem deve ser vacinado contra o HPV?

A vacina contra o HPV faz parte do programa nacional de vacinação em Portugal e é dada às raparigas de 13 anos. A vacina tem de ser dada em três doses: a primeira no ano em que a rapariga faz 13 anos, a segunda dois meses depois da primeira e a terceira seis meses depois da primeira. As três doses têm de ser tomadas para que a vacina tenha efeito.
A vacina não é actualmente recomendada para os rapazes.

Dra. Inês Campos Matos – Médica Interna de Saúde Pública

December 30, 2012 06:49 PM PST

A Vacina do HPV previne mesmo?

A vacina que é dada em Portugal protege contra quatro tipos de vírus HPV: dois vírus de alto risco e dois vírus de baixo risco. A vacina é eficaz contra estes quatro tipos de vírus. Estes são os vírus mais frequentes na população e que provocam a maior parte dos cancros do colo do útero. No entanto, como existem mais de quarenta tipos de vírus, as mulheres podem ter verrugas genitais ou cancro do colo do útero mesmo que estejam vacinadas. É, por isso, muito importante que uma mulher faça o rastreio do cancro do colo do útero mesmo que já esteja vacinada.

Dra. Inês Campos Matos – Médica Interna de Saúde Pública

December 30, 2012 06:46 PM PST

A Prevenção do HPV
A única forma de prevenir a infecção por HPV é não ter relações sexuais. Mas para prevenir as doenças provocadas pelo HPV existem duas estratégias: o rastreio e a vacina.
O rastreio é a melhor forma de prevenir o cancro do colo do útero. Este deve ser feito por todas as mulheres a partir dos 21 anos de dois em dois anos, no médico de família ou ginecologista, mesmo que já estejam vacinadas! O rastreio permite encontrar lesões antes que estas se transformem em cancro.
A outra forma de prevenção, tanto do cancro como das verrugas, é a vacina contra o HPV.

Dra. Inês Campos Matos – Médica Interna de Saúde Pública

loading more... Loader
 
x

take it with you


Iphone_trans Listening to podcasts on your mobile devices is extremely convenient -- and it's what makes the podcasting medium so powerful.

You can take your favorite shows and mixes with you anywhere, but to do so requires some quick and simple steps.

Let's walk you through that process together.
step 1:


Click the "Subscribe With iTunes" link in the page's sidebar:

Subscribe_with_itunes

This will require that you have the iTunes software on your computer.

(You can download iTunes here.)
step 2:
Itunes_ss

Now that you've subscribed to the podcast on iTunes, the feed will display in your "Podcasts" section on the left navigation bar.

Click there and you'll see the show displayed in the iTunes browser.

You can "get all" to download all available episodes or just individual episodes.
step 3:


Plug your mobile device (iPhone, iPad, iPod) into your computer with the Dock Connector cable, and click the device in iTunes's left navigation bar.

Itunes_ss2

Once you have your device highlighted, click "Podcasts" in the top navigation bar and sync the podcasts you want on your device. Click "apply" and the episodes you have downloaded on your iTunes software will sync with your device.
that's it!

The beauty of this process is that now, every new episode of your subscribed podcasts will automatically sync to your device every time you plug it in and open iTunes. You can now take your favorite shows with you everywhere you go.

Enjoy!
done!
x

share this podcast


Email a friend about this podcast
x

subscribe to this podcast

Rss-icon RSS
Itunes-icon iTunes